A equipe da Uefs foi composta por Alex Daniel Barreto Ferreira (neto de Antônio do Lajedinho, autor deste blog) e Tássio Túlio Braz Bezerra, tendo como treinador o professor mestre Cleber Julião, além da observadora Débora Santana Figueiredo, membros do Grupo de Estudo de Relações Internacionais e Direitos Humanos da Instituição (Geridh).
A competição consiste em uma sessão simulada da Corte Interamericana de Direitos Humanos em que duas equipes, uma representando o estado e outra as vítimas de violação de direitos humanos, apresentam memorial escrito e realizam defesa oral em torno de um caso hipotético de suposta violação de direitos humanos.
Dentre os objetivos da atividade está o fomento ao debate sobre os instrumentos de proteção do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, capacitando estudantes para a defesa e promoção dos direitos humanos tanto na esfera nacional como internacional.
Além de participar da competição, a equipe da Uefs visitou organismos internacionais como a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (Cidh) e a organização não-governamental Global Rights. “Ampliamos a rede de contatos com o objetivo de firmar convênios, a realização de outras atividades acadêmicas para a promoção e a inserção internacional da Uefs”, salientou o estudante Tássio Bezerra.
Esta foi a primeira participação de uma equipe da Uefs no evento. Estiveram presentes estudantes de aproximadamente 100 universidades de quatro continentes. A Uefs foi a primeira representante do Nordeste brasileiro nas 16 edições da competição. A equipe conquistou a vaga para participar durante o Concurso Nacional do Sistema Interamericano de Direitos Humanos 2011, realizado em abril, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Com informações da Ascom/Uefs
Nenhum comentário:
Postar um comentário