terça-feira, 28 de julho de 2015



(INSTITUTO HISTÓRICO DE FEIRA DE SANTANA)


RESÍDUOS DA HISTÓRIA DE FEIRA

      Por especial deferência do nobre médico, professor, jornalista e empresário,  Dr Cesar Oliveira, à memória historiográfica da Princesa do Sertão, foi facultada a oportunidade ao IHGFS (Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana) dispor de uma coluna do Jornal Tribuna Feirense para que os seus membros, através da Diretoria, possam contar aqueles resíduos da história, esquecidos pelos pesquisadores e escritores, nos seus trabalhos acadêmicos.
     Como desejamos cumprir o verdadeiro objetivo do Instituto, preservar a memória de Feira de Santana, convidamos a todos, de jovens à idosos, a participarem dessa infinita caminhada, onde o passado vem ao presente e no futuro tudo será história.
    Hoje vamos apenas comentar um pouco sobre a exemplar comemoração do dia 02 de julho p.p. no Distrito de Maria Quitéria. Foi uma surpresa. Ninguém acreditava na possibilidade de comemorar-se o IV centenário da ocupação das terras de São José das Itapororocas e homenagear a nossa maior heroína Maria Quitéria de Jesus. Mas aconteceu. E aconteceu de forma brilhante, com matina, Missa festiva celebrada pelo Reverendíssimo Arcebispo D. Itamar Vian, hasteamento das bandeiras brasileira, baiana e feirense pelo Comandante do 35ºBI, Coronel Paulo Sergio Brito Santos, Prefeito Prof. José Ronaldo de Carvalho  e  o Presidente da Câmara Municipal Antonio Carlos Ataíde.
    Em seguida discursou o Prefeito José Ronaldo, o Comandante Paulo Sergio,  D. Itamar Vian e a Presidente do Instituto Professora Liacélia Pires Leal.
   Começou então um apoteótico desfile com o glorioso Exército que levava, após as Bandeiras, três soldados do sexo feminino, pertencentes ao Quadro Complementar de Oficiais do Exército, do qual Maria Quitéria de Jesus é a Patrono; seguidos por 100 soldados, que antes entoaram o Hino Nacional. Em seguida a garbosa Policia Militar com a sua incomparável Banda Musical e a cavalaria que tinha à frente uma elegante soldado feminino montando um fogoso e belo cavalo, que representou, com galhardia, a homenageada Maria Quitéria.
   Vários grupos desfilaram com faixas, entre eles o Instituto Histórico e o CRAS.  Em seguida vieram as Escolas, tendo como destaque e sob a direção do Professor Renato, uma escola com todas as crianças paramentadas de O Batalhão dos Periquitos, aquele em que Maria Quitéria combateu nas diversas batalhas da Independência na Bahia.
  Parabéns a todos que fizeram acontecer a bela comemora de 2 de Julho na velha e tradicional São José das Itapororocas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário