terça-feira, 9 de março de 2010

Do mutismo à Rádio Difusão

Não sei exatamente quando chegaram os primeiros receptores de rádio em Feira de Santana, mas me recordo do sacrífico que o meu pai fez para comprar um da marca "piloto", com o formato de um "U" de cabeça para baixo. Isto aconteceu no ano de 1938, exatamente quando Getúlio Vargas criou "A Hora do Brasil", espaço que tinha por fim divulgar os acontecimentos nacionais e controlar as notícias, oportunidade que os amigos e vizinhos se reuniam em nossa casa para ouvir e comentar as novidades.
O ano de 1939 trouxe o ínicio do que seria a Segunda Grande Guerra. Então já não eram só os vizinhos e amigos que se interessavam pelo noticiário: o aparelho ficou mais próximo da janela e os interessados em ouvir se aglomeravam ao pé dela, na parte de fora, ouvindo também a BBC de Londres que tinha um programa em português.
A guerra intensificou a comunicação. A década de 40 popularizou o rádio, e os reclames (propagandas) inundaram os seus espaços. Lembro-me de um senhor idoso comentando que estava decepcionado com o aparelho que comprara, pois "o danado do rádio passa o dia inteiro cantando: miorá, miorá, é mió e não faz má".
Logo vieram os serviços de auto-falantes. Os primeiros chegaram com os parques de diversão que se instalavam na Praça Padre Ovídio por ocasião dos festejos da Padroeira. E depois como veículo social de mensagens e dedicatórias musicais de aniversários, de namorados e muito romantismo. Evoluiu para organização comercial explorando todas as áreas do ramo, com fins lucrativos. Dudinha, Gerson Matos e outros foram os primeiros locutores que ainda lembro.
Foi em 1948 que o antigo cabeleireiro Pedro Mattos, então proprietário de uma gráfica, conseguiu a inacreditável façanha de fundar e instalar a primeira Estação de Rádio de Feira de santana, com o nome de Rádio Sociedade de Feira de Santana, com o prefixo ZYR 3 e com 250 Watts de potência.
Somente quem conheceu as dificuldades da época, pode avaliar o mérito de Pedro Mattos em conseguir para Feira de Santana a primeira rádio transmissora. Foi um heróico trabalho feito por um gigante pioneiro. Em dez anos a cidade saía das trevas estreitas do mutismo para uma rádio emissora de notícias para toda a região. E observem que aquele pioneiro não era rico nem erudito; era inteligente e criativo, e acima de tudo, amava Feira de Santana.
Infelizmente os homens de valor, criadores, pioneiros desta terra são desprezados pelos invejosos, fracos de espírito. Talvez por isto Pedro Matos é um esquecido nesta Feira de Santana, onde ele foi o pioneiro no uso das ondas Hertzianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário