sábado, 7 de janeiro de 2012

UM MARINHEIRO DO BRASIL NA 2ª GUERRA MUNDIAL - Verdades Que a História Ainda Omite

Finalmente terminei o livro que, embora pequeno, com cerca de duzentas e poucas páginas, inclusive com muitas ilustrações, me custou 3 anos de trabalho, incluindo pesquisas, dificuldades com computação, entre outros problemas de tempo, saúde, etc.
As pesquisas mais demoradas aconteceram quando buscava provas concretas de fatos um tanto delicados como a traição dos navios argentinos em fornecer nossas posições para que os submarinos alemães torpedeassem os navios brasileiros, ceifando muitas vidas. Também as batalhas de "Castelnuovo Di Garfagnana" onde a FEB perdeu 290 homens sem condições para reagir e Monte Castelo com várias tentativas e pouquissimas mortes.
Também o caso do torpedeamento do navio de guerra "Vital de Oliveira", quando comboiado por outro navio da Marinha, que nunca foi bem esclarecido, causando muita polêmica na época, nos levou a pesquisar muito.
A maioria das fotos só foram encontradas no Museu dos Excombatentes em Curitiba, Paraná e as da 1ª Grande Guerra, de 1914/18, só existem nos arquivos da marinha no Rio de Janeiro.
Por enquanto estou na dependência da Editoração, mas até março espero lançá-lo.
Antonio Moreira Ferreira

Um comentário:

Ricardo disse...

Como posso achar esse livro?
ricardo@segndageurra.net

Postar um comentário