sábado, 27 de abril de 2013

Trecho inicial do livro "MINHAS MEMORIAS"



                Nascido em dezembro (06) de 1925 (o meu irmão mais velho, Eurícles, apelidado de Liquinho, nasceu em 04 de setembro de 1924).  Nossos pais eram muito pobres. Casaram-se contra a vontade do meu avô José Moreira Duarte não queria o casamento e por isso fugiram: ela com apenas 14 anos. Foi aquela história:”amor numa casa de taipa, coberta de palhas”   Depois de os revoltosos terem fugido para a Bolívia em 1927; tenho a lembrança que, provavelmente, em 1928, estava no quintal da casa onde nasci, na rua dos olhos d’água, quando minha mãe fez-me entrar em casa e fechou as portas, alegando que os revoltosos estavam chegando. Talvez as notícias ainda recentes da Coluna Prestes, confundidas com a revolução de 1930 que se aproximava, tenham confundido as pessoas mais pobres e com pouquíssimas instruções então ali residentes.

     A segunda lembrança é da viagem que fiz de Feira para Santa Bárbara, via São José das Itapororocas, tendo dormido dentro do caminhão quando este quebrou e, ao raiar do dia o motorista, Ramiro, me pôs sobre os ombros e começamos a caminhar para o Distrito que não estava muito longe. Nos pastos o gado se movimentava. Ramiro assobiava e eu lhe pedia para parar o assobio, temendo que o boi viesse nos pegar.

      Fiquei morando em Santa Bárbara com meus avós. Eram donos de uma Pensão que ficava em uma esquina onde tinha uma feira de animais.  De amigos, lembro-me apenas de Zezito e Princesa, ambos filhos de Francisco Valadares, este primo do meu avô ou de minha avó. Não sei. Até o irmão mais velho que formou-se em direito, foi Deputado, Governador substituto e Prefeito de Feira, Carlos Valadares, que  nos considerava primos. Foi lá em Santa Bárbara que tirei a primeira fotografia com meus avós e que meu pai, posteriormente, mandou Nafitalino Vieira, amplia-la separando-me dos meus avós. Lá o meu tio Florisberto recebeu uma facada quando passava em uma travessa, à noite, por um indivíduo que o atacou por engano, confundindo-o com um seu desafeto, conforme ficou esclarecido, vez que o próprio criminoso percebendo o engano, socorreu-o e entregou-se à polícia. Mas a minha avó Naná, mãe dele, não quis continuar morando em Santa Bárbara e voltaram para a sua Feira de Santana.

      Em 1929 até 1931, morei na rua do ABC, hoje Av.Sampaio, que era chamada “ponta de rua”. À época o meu pai já trabalhava, como operário, na Fábrica Leão do Norte.  Depois...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário